Postagens Recentes

Como aliviar o calor dos bebes

By 10:00 , , , , , ,



Calorão está aí e as altas temperaturas incomodam também os pequenos, causando irritação, falta de apetite e problemas dermatológicos.

É preciso entender que quando o bebe nasce seu corpo está habituado às altas temperaturas do útero materno (em torno de 37ºC) e é para ajudá-lo a regular sua temperatura no ambiente externo que eles nascem cobertos pelo vérnix caseoso que é absorvido pelo corpinho do bebe nas primeiras 24 horas, por isso o banho só deve ser dado no dia seguinte ao nascimento.
Após a absorção do vérnix o bebe passa a ter sensação térmica semelhante à do adulto, sendo um pouco mais sensível às variações de temperatura. Os primeiros sinais de que o bebe está incomodado com o calor são:

  • Vermelhidão facial
  • Pele úmida (suor)
  • inquietação e choro sem motivo aparente
  • Falta de apetite
  • Bolinhas ou regiões de vermelhidão pelo corpo
Para aliviar o calor de bebes menores de seis meses o ideal é dar vários banhos ao longo do dia (use sabonete apenas uma vez, pois ele resseca a pele) com água numa temperatura um pouco menor do que a habitual e vesti-los com roupas leves como conjuntos body+short. Não deixa-lo exposto ao ar condicionado de forma contínua, pois as bactérias presentes filtro podem contaminar o ar causando problemas respiratórios.
Para o maiorzinhos pode-se deixá-los brincar em piscininhas para se refrescarem, sempre com supervisão e tomando cuidado para não deixa-los tempo demais na água.
Outras opções para aliviar o calor:
  • TETOLÈ: o picolé de leite materno ajuda a reduzir a temperatura interna do bebe sem perder suas propriedades originais. Não há problema em oferecer gelado ao bebe, pois o que causa gripes ou inflamações na garganta são virus e bactérias e não a temperatura em si. Para preparar o tetolé basta ordenhar o leite, colocá-lo em forminhas próprias para picolé e levar para gelar, depois só oferecer ao bebe. O tetolé também ajuda a aliviar o incomodo do nascimento dos dentes pois sua baixa temperatura proporciona um efeito anestesiante na gengiva. O tetolé não substitui uma mamada.
  • LENÇOS UMEDECIDOS: deixar uma embalagem na geladeira e usa-los para limpar o suor do bebe nas partes mais críticas (como axilas e pescoço) ajuda a aliviar o calor.
  • LÍQUIDOS FRESCOS: é bom lembrar que bebes menores de seis meses não precisam de nada além do leite materno, NEM ÁGUA, se está calor o ideal é oferecer o seio ao bebe mais vezes ao dia, mesmo que ele não esteja com sinais de fome, o leite materno é divido em dois tipos: o de inicio da mamada que é rico em água e sacia a sede do bebe e o do fim da mamada que é mais expesso, rico em nutrientes e mata a fome. Aos bebes com menos de um ano não se deve oferecer sucos coados, pois perde-se as fibras e aumenta a absorção da frutose, o açucar da fruta. Prefira oferecer água e água de coco frescas/geladas diversas vezes ao dia, pois ambas refrescam e hidratam.
  • EVITANDO ASSADURAS POR SUOR: nesse calor é normal os bebes assarem nas dobrinhas por conta do suor e da fricção, para evitar as assaduras pode-se aplicar nas dobrinhas talco cremoso ou até mesmo um creme para assaduras de consistência leve (recomendo o Baby Dove), eles formam uma micro camada que hidrata a pele da região e protege das assaduras.
  • BOLINHAS E VERMELHIDÃO: nessa época aparecem muitas bolinhas ou pontos de vermelhidão no corpinho dos bebes, principalmente no cós da fralda, pois é um lugar onde soa-se muito e não há ventilação, para evitar vale a pena deixar o bebe ao menos uma hora por dia sem fralda, se o bebe já está com a pele irritada um banho com um pouco de maisena na água diminui a vermelhidão e o incomodo.
Bom pessoal, por hoje é só, espero que vocês possam aproveitar muito essas dicas. Se tiverem truques para ajudar os pequenos a enfrentar o calor compartilhe conosco e não deixe de curtir nossa página no Facebook. Beijos e até mais.

Você também vai gostar de:

0 comentários