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Dicas para sobreviver à TPM

By 09:59 , , , , ,

Fala galera, tudo em cima?
Peço desculpas pelos sumiços que tenho dado, a faculdade e o trabalho tem consumido cada segundo meu ><
Vou tentar me organizar melhor assim que passar o período de provas, prometo o/



Maaaas, vamos falar de algo mais chato ainda: TPM.
Tensão Pré-Menstrual. Aquele sofrimento mensal, que ninguém suporta, seja a mulher, ou quem estiver por perto dela, até os homens.
Já tem alguns anos que não passo por isso, mas sendo bem sincera, era um saco quando passava pelo período da TPM. Era um dia de raiva extrema, outro de depressão profunda, de chorar sem motivo ou necessidade. Tenho dó dos que me suportaram nessas fases, porque eu ficava insuportável. Mesmo.

Mesmo naquela época eu já conhecia um ou outro truquezinho, como comer chocolate, bolsa de água quente para fugir das cólicas... Mas ai vai uma listinha de outras técnicas que podem ser ainda melhores :)

1 - Banho relaxante
Um bom banho morno é sempre relaxante, certo? Relaxa o corpo, a mente... Se no dia-a-dia é bom, imagine na tpm. Pra relaxar ainda mais, acrescente uma erva doce na mistura o/ Seja um aromatizante, um óleo ou sabonete, ou até mesmo aquele shampoo da Novex, o Revitay (pra quem não viu, tem resenha dele aqui), assim você sai do banho renovada e mais tranquila :)

2 - Tome um chá
Não só para a tpm, mas para muitas outras dores que você pode vir a sentir, existem chás medicinais que aliviam e te ajudam a passar por isso. Como a tpm é uma descarga absurda de hormônios, especialistas em medicina complementar recomendam hipérico, angélica e óleo de linhaça, para controlar os picos hormonais.

3 - Faça exercícios
Abdominais, alongamentos... realizar um treino aeróbico logo pela manhã ajuda a combater a tão temida cólica e os desconfortos causados pela tpm. E veja bem: aeróbico. Faça algo agradável e dinâmico, por uns 30 minutos no máximo, para não causar esforço e piorar as dores, em vez de aliviá-las.

4 - Olho na alimentação!
Se você é daquelas viciadas em sal e cafeína, pode ir dizendo adeus para eles. Ambos te deixaram mais irritada ou ansiosa, então durante a tpm o ideal é controlar ao máximo o consumo de ambos.
Nesse período o ideal é ingerir mais frutas, vegetais e grãos, e tomar bastante cuidado com os intervalos entre uma alimentação e outra. Comer sempre de 3 em 3 horas, para evitar grandes picos e baixo açúcar no sangue.

5 - Aumente o som!
Experimente ligar o som naquela sua música animada favorita, aumentar o volume, e sair pela casa dançando. De acordo com a coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM, lá do Hospital das Clínicas, fazer isso dá resultados SIM!. "Isso levanta o astral, reduz a tensão e, principalmente, a depressão". Sendo assim, bora balançar esse corpitcho o/

6 - Fique linda!
Na TPM tá mais do que liberado uns minutinhos a mais na frente do espelho, caprichando na make do dia e se namorando. Sabe porque?
Porque nesse período nossa auto-estima vai lá pra baixo, então se namorar um pouco ajuda a nos sentir mais belas, e autoconfiantes :)

E se nada disso funcionar, pegue sua mantinha, um balde de pipoca e chocolates, se jogue no sofá, e curta um bom filme. Essa receita cura quase qualquer coisa (risos)

Bom galera, por hoje foi só, sorry pelo mega atraso ><

Beijos, e até a próxima o/

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