Postagens Recentes

Quarto Montessori, as vantagens de apostar em um.

By 10:00 , , , , , , , ,



A novidade do momento são os quartos montessorianos, mas esse tipo de decoração vai muito além de abolir o uso do berço, existem inúmeras vantagens em se apostar em um.




O Método Montessoriano foi desenvolvido em 1907 por Maria Montessori, a primeira mulher diplomada édica da Itália. O método consiste em criar um ambiente adequado para a criança para que ela possa desenvolver-se e expressar suas capacidades por si só, descobrindo à si mesma e ao mundo à sua volta de forma segura.
Para montar um quarto montessoriano é preciso antes de tudo, visualizar o ambiente à partir da perspectiva da criança, se os brinquedos são dela devem estar ao seu alcance, o mesmo pode-se dizer de suas roupas, deixar algumas peças ou fantasias ao alcance da criança é um ótimo estímulo para que ela aprenda a se vestir sozinha e pratique o seu senso de escolha.
A beleza do Quarto montessori está nos detalhes, pois são eles que irão conferir personalidade ao ambiente e estimular a criança:



  • A cama: para muitos a ideia de abolir o berço soa absurda, mas é preciso compreender que nas mais diversas culturas no mundo os bebes dormem em camas no chão portanto o colchão é completamente seguro, pode-se optar por deixar algumas almofadas envolta durante a noite para que a criança se sinta mais segura, mais o ideal é deixar o berço livre enquanto ela esteja acordada para que possa subir e descer da cama sozinha. Para evitar que o colchão pegue umidade do chão um bom tapete emborrachado é a solução.


  • Os móveis para esse quarto são no geral os mesmos dos quartos tradicionais: a comoda, que serve também como trocador e o guarda roupa, entretanto é preciso pensar melhor na segurança colocando travas em todas as gavetas e optando por modelos em que os puxadores não poderão seu usados como escada


  • Os brinquedos e livros dispostos em organizadores para ficarem ao alcance do bebe garantindo independência à ele.



  • O espelho para recém nascidos deve ser colocado na horizontal sobre o colchão para que o bebe possa se olhar enquanto deitado, depois mais adiante pode ser colocado na vertical atrás da barra de apoio para que o bebe se olhe quando estiver de pé. Existem no mercado espelhos de acrílico que são seguros para quartos de criança.


  • Móveis baixos, como mini poltronas, araras e mesinhas conferem independência à crianças maiorzinhas para que elas possa escolher o tipo de atividade que quer fazer.


  • Móbiles são ótimos, móbiles gigantes feitos com eva e bambolê podem ser uma ótima saída para preencher o Espaço vazio que fica no quarto.


  • Tapetes de Eva ou emborrachados  são ótimos para protegerem o bebe do chão frio, se o espaço é grande pode-se apostar em diferentes tapetes para criar um ambiente com várias texturas para estimular o bebe, tapetes mais felpudos, laminados ou emborrachados.


  • Barra de apoio: pode ser um varão de cortina, ela serve para que o bebe possa se apoiar e ficar de pé experimentando seus primeiros passos, precisa ser bem aparafusada na parede e se preciso colá-la com cola de contato para não ficar "girando", pendurar alguns brinquedinhos coloridos torna-a atraente para o bebe.


  • Segurança: evitar excesso de almofadas sobre o colchão pois o risco de sufocamento é o mesmo que no berço, brinquedos como cavalinhos de balanço ou que possuam rodinhas devem estar travados para evitar acidentes, balanços no quarto são um charme à parte, mas o melhor é esperar até que a criança esteja maior.

O quarto montessoriano é um quarto que pode acompanhar a criança desde seu nascimento até que ela esteja maior e apta à fazer usos de móveis de tamanho comum, é preciso observar também os desejos da criança, se ela pede por uma cama pois os amigos tem não há mal nenhum em adicionar o móvel ao ambiente, sempre de forma segura, com grades laterais e apoios para que a criança possa subir e descer em segurança.

Abaixo você confere um vídeo lindo de uma neném bem totototinha aprendendo a descer do colchão em seu quarto montessori:


Por hoje é só pessoal, mas fiquem de olho pq amanhã tem muito mais. Beijos e não esqueçam de curtir no página no face para ficar por dentro de todas as novidades.

Você também vai gostar de:

0 comentários