Postagens Recentes

Constipação pós parto

By 15:00 , , , , , ,



Muitas mamães dos grupos que participo relatam uma prisão de ventre intensa nas primeiras semanas pós parto, com dificuldades e até mesmo sangramentos.
E por isso hoje vim para ajudar as mamães a entenderem até onde é normal a situação e como solucionar o problema.
Primeiro é preciso entender porque isso ocorre, logo após o parto o corpo da mãe passa produzir o colostro que é um leite mais aquoso rico em anti corpos e sais minerais, para isso o organismo desprende um esforço enorme e, mesmo com a descida do leite, até o organismo se habituar à produção, esse esforço continua e por conta disso ele passa a direcionar toda a água ingerida para a produção, deixando algumas áreas (principalmente as intestinais) desidratadas, é normal também sentir muita sede enquanto se amamenta, isso é um sinal do corpo de que há maior necessidade de ingestão de líquidos.


  • Para evitar a constipação e manter a produção de leite sempre em alta é ideal ingerir em média 4 litros à 4,5 litros. Normalmente o ser humano precisa beber dois litros para repor o que é perdido ao longo do dia, entretanto a produção de leite demanda muito mais água não só para manter a produção, mas também para manutenção da temperatura corporal que no período de amamentação chega a ser meio grau maior.

  • Alimentos ricos em fibras ajudam a regular i intestino e a manter suas funções de forma equilibrada, mas precisam ser ingeridos juntamente com uma boa quantidade de líquidos senão a constipação pode se agravar.

  • Alimentos reguladores, como mamão e ameixa podem ser ingeridos com grãos e derivados de leite,como granola e yogurte.

  • É preciso evitar a ingestão frequentemente de medicamentos laxantes que a longo prazo podem piorar a situação tornando o intestino preguiçoso.

Bom meninas, por hoje é isso, se vc sofre ou sofreu com este mal compartilhe conosco mais dicas. Beijos e até amanhã.

Você também vai gostar de:

0 comentários