Postagens Recentes

Festa, organizar sem se estressar.

By 15:00 , , , , , ,



Todo mundo vive me perguntando como eu faço para organizar as festas aqui de casa, como me planejo (já que faço muita coisa artesanal), como vejo o orçamento, onde busco inspiração, receitinhas e etc.
Como estou mais uma vez na labuta (estou iniciando os preparos do 2º aninho do Gui) decidi compartilhar com todas vocês cada detalhezinho desse lindo processo criativo. Vai ter texto, vai ter vídeo, vai ter sorteio, vai ter tudo, então aproveitem mamães, papais, vovós e titias e colem aqui no Blog pra não perder nenhum detalhe.

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Para mim me organizar é muito difícil (minha casa é o exemplo disso), mas para as festas não dá para desorganizar senão o orçamento estoura, não sai como o planejado e a dor de cabeça é enorme. Então, para me manter na linha (pelo menos o mínimo), uso três ferramentas mágicas: um caderno, o  celular e uma pasta no computador.
O Caderno é bem simples(fotinho aí em baixo), mas é nele que reúno tudo sobre o aniversário, na primeira página coloco um check list básico, na segunda vai a lista de todos os orçamentos que preciso pedir e fechar, na terceira uma lista de tudo o que preciso comprar e na quarta página um lista de tudo o que preciso fazer para o aniversário (inclusive os prazos para que cada coisa esteja pronta), as páginas seguintes uso para anotar todas as minhas idéias para a decoração da festa, tudo bem detalhado. O cardápio é a ultima coisa que decido (em média um mês antes da festa), fecho as encomendas e já vou comprando as coisas que precisarei para preparar as comidinhas que farei em casa.
O celular é ótimo por estar sempre à mão, uso um aplicativo do Google onde posso fazer listas ou pequenas anotações, então quando surge uma nova ideia para a festa anoto e depois passo para o caderno o mais detalhado possível, nele também separo um espaço para anotar o telefone de todos os fornecedores e colar os contratos que precisam estar à mão para evitar imprevistos.
A pasta no computador é ótima, dentro dela cio duas pastas menores: inspirações e preparativos. Lá salvo várias fotos bacanas que acho na internet e quero reproduzir ou encontrar quem faça, além de também poder salvar todas as artes que eu preparo (tags, convite, personalizados, moldes e etc).

ORÇAMENTO

Não me pergunte como definir o orçamento, eu não faço ideia. O que eu faço é definir um valor (pela intuição mesmo) e deixar mais uma margem de duzentos reais caso exceda o orçamento, aí eu vou rebolando, pesquisando, vendo, olhando, dando um jeito de ficar dento do orçamento. Desse total (fora a margem) separo pelo menos um terço para as comidas e bebidas.

DIVIDA AS TAREFAS

Uma dica que dou para todo mundo é: não tente fazer tudo sozinha, ainda mais se você tem bebe pequeno, vale chamar pai, mãe, tio, tia, madrinha, padrinho, vizinha, papagaio, enfim, todo mundo para ajudar, afinal a festa é para homenagear alguém que eles também amam muito. Se for dividir as tarefas faça isso de forma inteligente, não adianta pedir pra sua avó fazer as tags se ela nem sabe o que é scrapbook, quem cozinha bem deve ficar responsável pelas comidinhas e docinhos caseiros, quem gosta de liberar o artista interior pode fazer o bolo falso e assim por diante. Não esqueça também de anotar quem está responsável pelo o que, forneça os materiais necessários e atente-se aos prazos, se vc viu que a pessoa está com dificuldades escale alguém para ajudá-la. E lembre-se de ter pelo menos duas pessoas para te ajudar com a decoração no dia, ou contrate alguém para montar para você, pois essa é sem duvida a parte que mais dá dor de cabeça.

CUIDADO COM OS CONTRATOS

O orçamento pode ser pequeno, mas é sempre bom ficar de olho nos fornecedores para não comprar gato por lebre, busque sempre indicação de fontes confiáveis e exija contratos, nem sempre a palavra basta. Itens que não são perecíveis, como roupa personalizada para o aniversariante, aluguel de brinquedos, aluguel de itens avulsos da decoração, aluguel de mesas e cadeiras e etc faça com antecedência e converse à respeito de parcelamentos e descontos para pagamentos à vista. Para itens de alimentação prefira fechar os contratos um mês antes da festa, prove e experimente para saber se é realmente o que você quer e não se esqueça dos contratos, nunca.

ALGUMAS FOTINHAS PARA MOSTRAR COMO ANDA O PLANEJAMENTO POR AQUI:








Bom pessoal, por hoje é só, na próxima semana espero estar trazendo para vocês as fotinhas do convite do aniversário do Gui e um Passo a Passo bem bacana. Beijos e até mais.

Você também vai gostar de:

0 comentários