Postagens Recentes

[GAME]Where in the world is Carmen Sandiego?

By 16:53 , , , , , ,

Olá pessoas lindas do meu coração! :D
Como prometido, hoje rola mais um post da série games, porque nem só de beleza e marido/namorado e filhos vive uma mulher, e nem só mulheres acompanham o blog.
Como eu disse antes, não vou falar só de atualidades, vou desenterrar umas coisas que até meu professor de programação duvida.
E nessa onda de desenterrar, resolvi trazer um clássico, que me acompanhou durante boa parte da infância e que voltou agora graças à minha curiosidade sem fim durante as aulas na faculdade: Carmen Sandiego!


Confesso que eu só consigo diferenciar a qual continente pertence um país, olhando sua bandeira, graças à esse jogo sorry pela montagem ruim.
Não me lembro ao certo quando comecei a jogá-lo, mas lembro ter sido em um Windows 98. Eu vivia com um livro de geografia do lado, só pra tentar descobrir pra que país a ladra tinha ido ><
But, vamos à parte que interessa, que definitivamente não é a minha infância:

O jogo Where In The World Is Carmen Sandiego (Onde no Mundo está Carmen Sandiego, numa tradução literal) foi desenvolvido pela empresa Broderbund Software entre os anos de 1985 e 1986, tendo sido oficialmente lançado apenas em 1996, como um jogo educativo.
No jogo você assume o papel de um detetive iniciante, que deve seguir as pistas e viajar pelo mundo atrás de todos os bandidos que fazem parte da gangue de Carmen Sandiego.
Após um determinado número de capturas você recebe uma promoção, até chegar no topo da carreira, quando você finalmente poderá capturar a líder, Carmen.
Na versão PC do jogo, antes de ser promovido, você precisa responder a uma questão, para que prove ser apto de subir na carreira. Quando criança eu sofria nessa parte, porque as perguntas eram sempre dificeis demais, mas uma vez respondidas, enriqueceram e muito meu conhecimento.
O jogo recebeu algumas versões de console, como Master System e Sega Genesis (ou Mega Drive), que são bem semelhantes entre si, com exceção maior da parte da promoção, onde não é necessário responder nada.
A versão PC gravava sozinha seu progresso, e bastava digitar o nome para que retomasse o jogo, já a versão console era necessário anotar uma senha.

Logo abaixo vocês verão algumas imagens do jogo pra pc:

O objetivo geral do jogo é bem simples: Você começa no QG às 9hs da manhã, e tem até domingo às 17hs para capturar o bandido.
Você começa sempre na cidade onde algo foi roubado pelo suspeito, e deve ir buscando pistas sobre o ladrão e o país seguinte para onde ele fugiu. Antes de capturá-lo você precisa ter acumulado informações sobre ele o suficiente para emitir um mandado de prisão, porque ninguém vai pra cadeia sem mandado, certo? E nem com o mandado pra pessoa errada.
Em cada cidade você tem três opções de lugares onde o suspeito passou, cada um oferece um tipo de pista diferente, geralmente relacionada ao local em si, e você deve desvendar a pista. No aeroporto, por exemplo, é comum falarem as cores da bandeira, na biblioteca algo sobre a cultura da cidade seguinte, e na bolsa de valores a moeda da cidade.

O jogo em si é bem simples, e rápido. É uma ótima forma de testar conhecimentos e adquirir novos, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura de outros países. Por conta da época do desenvolvimento, é possível algumas informações estarem desatualizadas, o que não altera muito a dificuldade de jogo.
Para crianças é uma ótima forma de ensinar, já que jogos sempre são mais interessantes que livros, certo?
Para adultos, é uma excelente distração e forma de matar as saudades da infância.

No geral, os gráficos podem ser considerados ruins, por conta da época em que o jogo foi desenvolvido, mas eu garanto que isso não desmerece o jogo.
E além das versões oficiais para PC e console, uma empresa desenvolveu uma versão não oficial mobile, bem semelhante, mas com alguns bugs bobos.

Além disso, o jogo tem uma continuação, Where In Time Is Carmen Sandiego (Onde no Tempo Está Carmen Sandiego), onde além de adivinhar a cidade, tem que adivinhar a época também, porque os bandidos contam com uma máquina do tempo.
Essa continuação eu particularmente nunca joguei quando criança, achava dificil demais. Hoje em dia jogo com certa facilidade até.
Ambos contam com versão em português, uma maravilha, e são fáceis de achar para emulador. Eu tenho jogado com um emulador de Sega Genesis.

Pra finalizar, eu recomendo o jogo pra todas as idades, é legal, e uma ótima forma de aprender matando tempo.

Ahh, antes que eu esqueça, o jogo ganhou também uma versão em desenho, com o mesmo nome. Eu assisti muito quando criança, mas hoje em dia não lembro mais tanto assim.
Carmen Sandiego foi um marco do final da década de 90, inicio dos anos 2000. Ela eternizou o uso de sobretudo e chapéus vermelhos :D

Espero que tenham gostado, semana que vem tem mais post por aqui! o/
Um bom final de semana galera, até à próxima o/



    

Você também vai gostar de:

0 comentários