Postagens Recentes

~Le rolê pela cidade, hora de conhecer um pouco mais!

By 10:00 , , , , , , ,


Fala galera! o/
Como prometido, hoje vai rolar post sobre meu rolê de moto, pra conhecer um pouco mais a cidade onde moro: Poços de Caldas.

Para os que não conhecem, nunca ouviram falar, Poços de Caldas é uma cidade do sul mineiro, divisa com São Paulo.
Saindo da rodoviária do Tietê, são quatro horas e meia de viagem (se o Halley não lesmar no caminho, nem tiver trânsito na saída...). E sim, é assim que eu meço a distância de São Paulo até aqui (risos)
Poços fica à menos de 15 minutos de distância do Estado de São Paulo. Aqui ao lado temos Águas da Prata, Divinolândia (salve Duu), entre outras que desconheço porque minha noção geográfica é uma porcaria, pai me perdoe por isso (risos)

É uma cidade turística, tem uma porção de lugares para se visitar, conhecer, comer... Sim, comer, porque a culinária mineira é sem comparação. Grande parte do turismo aqui se deve às fontes termais, já que a cidade fica numa região onde há muito tempo, muito mesmo, existiu um mega vulcão. Poços de Caldas fica numa das beiras da caldeira do extinto vulcão, mas ainda hoje apresenta atividade vulcânica. Na dúvida, só visitar a Praça dos Macacos, tem uma fonte lá que jorra água com enxofre.
Mas voltando à história superficial da cidade...
No século 18 funcionava aqui uma casa de banho, que fazia uso das águas sulfurosas e termais da Fonte dos macacos, o que atraiu, mais de uma vez, a família real portuguesa.
Tem até uma cama onde Dom Pedro dormiu o/
Por conta disso, a cidade recebeu o nome de Poços de Caldas, como forma de ligá-la à cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, onde até hoje funciona uma casa de banhos termais, ou assim diz a Wikipédia.
Bem depois disso, numa época em que jogatina era permitida, foi fundado o Palace Cassino, e o Palace Hotel (este ainda funcionando), que até hoje são a parte mais visitada da cidade, normalmente. O dia todo tem turistas do mundo todo passeando por lá.
Por aqui passaram pessoas importantes, como Rui Barbosa, e Carmen Miranda, e daqui saíram pessoas importantes, como a linda da Nany People.
E por alto, essa é a história da cidade. Bem por alto meeeesmo, já que o foco do post não era esse.

Há algumas semanas, aproveitando o primeiro passeio de moto, desde que meu namorado tirou a habilitação, visitamos dois pontos turísticos da cidade que eu não conhecia: a Cascata das Antas e o Véu das Noivas.
Eu resolvi compartilhar com vocês sobre esses dois lugares porque são lindos, e o contato com a natureza faz um bem enorme pra qualquer um.
Boa parte da cidade aqui é considerado área de preservação, portanto nesses lugares é possível encontrar a natureza pura, intocada, perfeita. Eu poderia ficar horas falando do quanto é gostoso subir montanhas, entrar no meio do mato, escalar pedras, visitar cachoeiras e etc, mas acho que as fotos vão falar por mim.

O primeiro lugar que visitamos foi o Cristo, porque sim, temos uma mini réplica do Cristo Redentor aqui (risos), mas como já fui lá algumas muitas vezes não vou ter fotos novas =/ Caso queiram só falar, que eu posto :)
Enfim, nossa jornada pelos pontos turisticos mais lindos que já vi começam no alto do Cristo.

E assim estávamos na saída do Cristo. A doida de jaqueta na esquerda da foto sou eu :)
Lá no fundinho dá pra ver uma parte da vista linda que tem no Cristo. Além disso sempre tem alguém vendendo coisas artesanais, e tem um aquário ao lado, vale muito a pena visitar.
Seguindo mais à direita tem a pista de pouso, para os felizes praticantes de paraquedismo e afins.
De lá seguimos por uma estradinha de terra, que nos levaria à Cascata. Dica: Nunca pegue estrada de terra com moto que não é preparada pra isso.



Como dá pra ver na foto aqui à esquerda, é estrada de terra mesmo, que proporciona além de sacudidas desagradáveis, visões laterais lindas como essa da direita.
Em qualquer ponto da montanha você tem essa visão, num dia de sol, é claro. Esporadicamente Poços de Caldas se fantasia de Silent Hill.
Maaaas, quando não, tem sempre esse céu limpo, azul, com ar fresco, que dá uma vontade de esticar uma toalha no chão, deitar, e só admirar o quão perfeita e maravilhosa é a natureza, e como ela age certo.
Lugares assim são sempre ótimos para desestressar, curtir com a família...

Um bom tempo de estrada de terra depois, chegamos finalmente à Cascata das Antas.
De acordo com o site da Prefeitura de Poços de Caldas, essa é a história da Cascata:
"Rica em recursos hídricos, Poços de Caldas resolve associar os atrativos naturais da Cascata das Antas ao potencial hidrelétrico. Em 1898, inaugura sua primeira usina hidrelétrica, denominada Empresa Força e Luz, passando a ser uma das primeiras cidades do país a gerar a própria energia elétrica. O glamour do ponto turístico está ligado às suas quedas d’água. No espaço há vários pontos para contemplação da paisagem."

Na cascata tem muita área de natureza pura, e os animais vivem livres em seu habitat. Desde pássaros, formigas, antas... Até as aranhas:
Coisas ruins à parte, esse ponto turístico oferece umas visões mais incriveis que tive na vida, e que me faria perder horas só admirando:
  



Eu não sei vocês, mas sentar nessas pedras, escutando a água descendo é uma das sensações mais relaxantes que tem. E o melhor, a visitação à Cascata é gratuita, então se vir visitar Poços, só achar uma van que frete a visita :)

Saindo da Cascata, visitamos o Véu das Noivas, cuja descrição é:
"Situada no Ribeirão das Antas, a cachoeira Véu das Noivas é formada por três quedas d’água, sendo que a principal possui 10 metros de altura por 15 metros de largura. As águas formam corredeiras e avançam em uma velocidade que encanta. A Cachoeira está localizada dentro do Complexo Turístico Véu das Noivas, a paisagem é composta por mata ciliar e rochas. No local, há um trenzinho que realiza passeios nos limites do parque no qual é possível contemplar a beleza natural do local, composta por pinheiros, flores e plantas ornamentais. Além da feira de artesanato que funciona no antigo restaurante."

De lá eu tenho menos fotos, mas igualmente belas:



E com essas duas visões estonteantes eu terminei um final de semana de passeios de moto :)
E conheci um pouco mais sobre a cidade que me acolheu, que eu fortemente recomendo que todos visitem um dia.

O post de hoje foi meio fora do normal, mas garanto que você estiver tendo um dia estressante, só abrir uma foto dessas e imaginar estar ali que você relaxa :)
Vou ficando por aqui, amanhã tem mais post, com momento nostalgia gamer :)
Espero que tenham gostado, dicas/sugestões/criticas, deixem seus comentários, ou aqui ou lá no facebook, eu ficarei muito feliz :)

Beijos, e até à próxima! o/



Você também vai gostar de:

0 comentários