Postagens Recentes

[FILME]A Onda (Die Wellen)

By 13:20 ,

Eaê galera o/
Tudo de boa por ai?

Pra sair um pouco dos temas femininos, (enquanto o unboxing ainda continua upando no youtube) eu resolvi trazer pra vocês a indicação de um filme que eu, particularmente e com o perdão da palavra, achei foda demais.

Baseado em fatos reais, A Onda (versão alemã de 2008) conta a história de uma escola alemã, em que em uma determinada época do ano, permite que seus alunos escolham entre duas disciplinas eletivas, anarquia ou autocracia. Mesmo contra sua vontade, o professor Rainer Wenger é escolhido para lecionar sobre a autocracia, e logo no início da aula decide demonstrar, de forma prática, o funcionamento desse tipo de regime. Em conjunto com sua turma, eles criam seu próprio governo, uniformes, regras, até mesmo um nome, Die Wellen, ou A Onda. Infelizmente A Onda sai do controle, e se espalha pela cidade, cabendo ao professor dar um fim nisso.

O filme é inspirado numa história real, uma experiência feita em uma escola em Palo Alto, nos Estados Unidos, em 1969. Durante uma aula de história, sobre o nazismo na Alemanha, um aluno insistia em dizer que isso jamais aconteceria novamente no mundo. A partir daí, o professor resolve testar essa ideia: ele criou em sua turma todas as condições necessárias para o nascimento de um grupo, com características nazistas, que foi chamado de "A Terceira Onda".

Essa mesma história já recebeu outra versão cinematográfica, de mesmo nome, em 1981. Porém, essa versão mais antiga, é americana, e um livro, também de mesmo nome.

Para os amantes de história, o filme é um prato cheio.
Para aqueles, que como eu, entendem nada de política, também.
Apesar de ser baseado em fatos reais, o filme acaba tendo um "quê" de ficção, o que o torna ainda mais atrativo. Fora que a versão de 2008, por ser alemã, gera certa ironia.

Não é um filme para ser visto com crianças, mas eu super recomendo assistir com adolescentes. É uma excelente forma de entender um pouco mais sobre regimes governamentais, sobre um pedaço da história mundial, que até hoje reflete na vida de alguns e um meio incrível de se mostrar que nem tudo que na teoria se mostra perfeito, permanece assim na prática.

Se eu pudesse dar uma nota pra esse filme, seria um 8. Excelente atuação, mesmo não conhecendo ninguém do elenco, enredo envolvente e fotografia maravilhosa. Vale a pena ver num sábado à noite :)

E pra quem tiver interesse, tá disponível no Netflix :D


Bom galera, a indicação foi curta, porque pra ser sincera eu to é com medo de fazer spoilers (risos)
Vale muito a pena assistir, eu garanto. É o tipo de filme que deveriam ter passado no Ensino Médio, no lugar de tantos outros.
Espero que tenham gostado dessa indicação, compartilhem nas redes sociais, espalhem a Onda o/
Beijos, e até a próxima o//


Você também vai gostar de:

0 comentários