Postagens Recentes

Cronograma capilar, o que é, como faz e por onde começar.

By 12:12 , , , , , , , , , ,



Oi gente linda, vocês já ouviram falar sobre o cronograma capilar?? Ele é basicamente uma rotina de cuidados para recuperar e manter a saúde das madeixas.
Muita gente reclama que o cabelo tá aquela caca, já fez de tudo pra recuperar sem nenhum resultado, mas muitas pessoas esquecem que antes de sair fazendo qualquer tratamento maluco, ou da moda, primeiro é preciso identificar qual o problema do seu cabelo para só então tratá-lo.
 Alguns problemas são simples, como falta de massa ou de brilho, outros como a queda e a caspa precisam ser analisados mais a fundo por um medico dermatologista, pois podem representar falta de vitaminas no organismo, ainda assim algumas receitinhas do cronograma ajudam a diminuir a queda dos fios.

Para descobrir qual a situação do seu cabelo, e se tem salvação, tem um testezinho bem simples pra você fazer em casa:



Ele serve para determinar a situação do seu cabelo e qual tratamento ele vai precisar, com isso você consegue escolher o cronograma capilar que se encaixe nas suas necessidades.

Para montar o cronograma é preciso ter em mente que o cronograma tem a duração de um mês, podendo ser repetido dependendo da sua necessidade, são três tratamentos por semana tendo um intervalo de 48 horas entre eles, aí vc pergunta, "mas Sah, porque 48 horas?" Simples, seu cabelo precisa de tempo para absorver e lidar com o tratamento que está sendo realizado, se você fizer todos os tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução) no mesmo dia você vai sobrecarregar o seu cabelo e a aparência dele só vai piorar, por isso é preciso respeitar as 48 horas para que o resultado do cronograma seja efetivo. Não, não precisam ser 48 horas exatas, certinhas, minuto a minuto, mas se vc hidratou na segunda o próximo tratamento deve ser feito na quarta e o seguinte na sexta dando o final de semana de descanso e começando a próxima semana na segunda feira seguinte novamente.


Se você começou um cronograma para cabelos muito danificados é ideal que você cumpra os três cronogramas, ou seja, seu tratamento vai durar três meses, um mês para o cronograma de cabelos muito danificados, um mês para o cronograma de cabelos pouco danificados e um mês para o cronograma de cabelos saudáveis, após isso você pode continuar com o cronograma de cabelos saudáveis por quanto tempo quiser ou voltar à rotina normal de cuidados.

Uma dúvida que eu tive muito no início foi, qual a diferença entre a hidratação, a nutrição e a reconstrução e qual a finalidade de cada uma?

A hidratação serve para repor a água dos fios, em geral cabelos com pouca água são quebradiços e aparentam "palha de milho", nem sempre são armados, mas tendem a embaraçar muito.

A nutrição ajuda a repor nutrientes (óbvio né) e regular a oleosidade natural dos cabelos, o cabelo sem nutrientes é ressecado, quebradiço, armado, sem brilho e sem movimento, mais com cara de peruca mal feita do que de cabelo.

A reconstrução serve para repor massa e proteínas, em geral o cabelo com poucas proteínas é fraco e poroso com muito frizz e pontas duplas.

É possível cumprir o cronograma capilar com produtos destinado à isso, mas também é possível fazer um cronograma capilar 100% caseiro, e é o que eu vou mostrar para vocês, com várias receitas bacanas que saem bem em conta e cumprem a função muito bem, o cronograma capilar caseiro eu recomendo para quem está com madeixas não muito danificadas, se seus cabelos estão muito danificados sugiro que você utilize produtos específicos para hidratação, nutrição e reconstrução junto com as receitinhas caseiras aqui do blog.

Antes de começar todo o processo do cronograma capilar vale relembrar algumas dicas essenciais para manter as madeixas lindas:

  • Não lave o cabelo com água quente, ele abre as cutículas do cabelo o que colabora na perda de nutrientes, massa e no aumento da oleosidade no couro cabeludo, então se você tá precisando de um banho quente e relaxante use touca e lave o cabelo em outra oportunidade.

  • Não aplique o shampoo no comprimento dos fios, ao contrário do que se pensa a sujeira não se acumula nos fios, mas no couro cabeludo, o ideal é aplicar o shampoo no couro, massagear bem, puxar essa espuma formada para o comprimento com uma leve massagem e enxaguar em seguida, isso é o suficiente para um cabelo lindo e saudável.

  • Não fique esfregando loucamente a toalha na cabeça na hora de secar isso pode danificar os fios, principalmente se seu cabelo já está judiadinho, prefira secar com calma, passando a toalha do couro ao comprimento com delicadeza ou utilizar um secador em temperatura morna.

  • Na hora de desembaraçar tenha cuidado, prefiro utilizar uma escova de cerdas largas e macias e comece desembaraçando pelas pontas e vá subindo o comprimento, isso ajuda a evitar a quebra.
Existem muitos produtos no mercado e cada um tem uma função no cronograma capilar, vale dar uma conferida na tabela abaixo e sempre ler atentamente os rótulos de todos os produtos que você comprar para saber exatamente sua função, lembrando que alguns podem ter mais de uma função, fiquem atentos.



Pra começar o cronograma fiz uma lista de produtinhos baratos e bacanas de se ter sempre à mão:

  • -Bepantol, pode ser o líquido ou em pomada que você derrete depois, ambos são ótimos e fazem milagres quando o assunto é hidratação, a pomada por aqui está 15,00.
  • -Glicerina ou Glicerina vegetal, se você não tá muito afim de comprar o bepantol aposte na glicerina ela também é ótima para os cabelos durante a hidratação.
  • - Mel ou açúcar mascavo, ele é ótimo para a hidratação também é dá um brilho incrível para o cabelo.
  • -azeite de oliva, tem que ser o extra virgem, ele faz milagres no cabelo e dá uma leveza absurda mesmo para os cabelos oleosos.
  • -Manteiga vegetal, pode ser de karité, de cacau, de cupuaçu, assim como o azeite elas repõem os nutrientes do cabelo e dão movimento para aqueles fios mortinhos.
  • -gelatina sem sabor,ela tem colágeno e é ótima para usar durante a reconstrução, em conjunto com outros produtos fortalece os fios e evita quedas.
  • -Queratina, ela vem em tubos igual pasta de dente e rende pra caramba.
  • -leite de coco, ele é ótimo na reconstrução por conta das suas gorduras naturais.
  • -vinagre de maçã, ele é ótimo para a reconstrução ácida e faz uma baita diferença na fixação da cor dos cabelos tingidos.
É preciso observar também como seu cabelo reage ao tratamento, alguns excessos podem ir contra o resultado desejado, use sempre o bom senso e observe as necessidades do seu cabelo.



Comecei o cronograma ontem e a primeira receitinha que escolhi foi essa AQUI de hidratação com café, o resultado foi muito bacana e logo depois de aplicar já percebi uma facilidade maior em desembaraçar, além de que eu adorei o cheirinho suave de café que ficou nos fios.
 
Logo logo trago mais receitinhas bacanas para as madeixas. Bjos bjos e até mais. <3

OBS.: Esse post contém imagens retiradas da internet, se você é o dono dessas imagens entre em contato através de nossa aba contatos e lhe daremos os devidos créditos. Obrigada.

Você também vai gostar de:

0 comentários